Ainda é alto o número de inadimplentes, o que torna a tarefa de cobrança ainda mais complexa para as empresas. Além de ser desconfortável, ela gera desequilíbrio à saúde financeira da organização.
O protesto em cartório passou a ser a melhor opção na lista de ações tomadas pelos empreendimentos na hora de cobrar créditos, dada a sua validade jurídica. Conheça os 3 motivos principais para essa escolha.
- Maior eficácia no recebimento de dívidas
Esse é o meio mais ágil de receber o valor de uma dívida, porque possui amparo legal. Aproximadamente de 60% dos casos de protestos são resolvidos em até três dias úteis.
- Dívida não caduca
Diferentemente da negativação, no caso do protesto, a dívida não caduca. Ou seja, enquanto a dívida não for paga, o protesto causará uma série de restrições financeiras ao devedor.
- Maior segurança jurídica
O protesto em cartório garante segurança jurídica e respaldo contra ações de danos morais, visto que o processo corre com a notificação prévia do devedor. Ou seja, diferentemente do que acontece quando se utiliza outros meios, há um relacionamento mais amistoso entre as partes, o que permite até mesmo uma negociação mais eficaz.
Fonte: Cartórios de Protesto – MG