Protesto ou negativação? Apesar de muitas pessoas ainda confundirem os termos, existem diferenças entre os dois.

Além de ser considerado uma das melhores formas de recuperação de crédito, o protesto de título é um instrumento previsto em lei, o que garante segurança jurídica para credores e devedores. Trata-se de um ato público, formal e solene, que tem como finalidade provar a inadimplência no cumprimento de uma obrigação, a exemplo do não pagamento das taxas do condomínio. Já a negativação, consiste na inclusão do devedor nos bancos de dados privados e não garante direitos ao credor. Para realizar o protesto, o título da dívida – contratos de aluguel, cheques e duplicatas, entre outros – deve ser apresentado no Cartório de Protesto. Caso não sejam encontradas irregularidades no documento, é emitida a intimação, que será entregue no endereço do devedor. Este, ao receber a intimação, tem até três dias úteis para comparecer ao cartório e pagar a dívida. Caso não o faça, o título será protestado.

No caso da negativação, muitas vezes a pessoa só tem conhecimento de que está negativada ao tentar realizar uma nova compra, por exemplo. Ou seja, não é dada oportunidade ao devedor para quitar a dívida antes de ter seu nome incluído no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito. O protesto em cartório nunca caduca, já que a dívida permanece no cartório, constando os títulos inadimplentes. Na negativação, por sua vez, o nome do devedor desaparece após cinco anos da data de sua inclusão. O protesto é de conhecimento público e somente deixará de existir quando a dívida for quitada. Com o protesto, fica estabelecida uma ligação entre credor e devedor que só termina de uma maneira: com o pagamento da dívida. Dessa forma, o devedor ficará impedido de conseguir financiamentos, por exemplo”, esclarece Eversio Donizete, presidente do Instituto de Protesto de Títulos – Seção Minas Gerais.

Outra vantagem é poder consultar de forma gratuita a existência de protestos de CPF ou CNPJ acessando o site protestomg.com.br.

No site do IEPTB-MG, você encontrará todas as informações que necessita para protestar. Ou entre em contato pelo telefone (31) 2519-0500 ou pelo e-mail contato@protestomg.com.br.

Acesse também nossa rede social: facebook.com/IEPTBMG/